segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Doces, Geleias, Compotas e Conservas

Qual é a diferença entre um doce, uma geleia, uma compota e uma conserva?



Doce ( Pedaços de frutas )
Um doce é um produto açucarado, criado por ferver açúcar com um fruto que tende a não se desfazer totalmente. Os doces têm pequenos pedaços de frutas.




Geleia ( Frutas coadas )
A geleia é um tipo especial de conserva em que os frutos são cozidos com bastante líquido, água, sumo ou vinho e açúcar. Depois é coado formando um gel translúcido quando arrefece.




Compota ( Puré de frutas )
A compota é  feita com frutas e ou vegetais inteiros ou em pedaços, cozidos em açúcar e algum líquido, que pode ser água ou sumo de fruta que ao cozinhar tendem a desfazer-se e são consumidos como um puré.




Conserva ( Frutas inteiras em calda )
Uma conserva é quando se trata de preservar um fruto inteiro ou parcialmente partido, numa calda açucarada. Deste modo também se pode fazer as frutas cristalizadas, depois de pronta, escorre-se a calda, passa-se os pedaços de fruta em açúcar cristal e deixa-se secar.




A importância do açúcar

Ao cozer a fruta com o açúcar, este modifica a química e a estrutura da conserva, o aquecimento ajuda a pectina a unir-se com o açúcar e a criar o gel que cria a conserva.

Açúcar é um conservante, produtos com elevado nível de açúcar têm uma vida útil muito mais longa do que aquelas com pouco ou nenhum açúcar adicional. Isto significa que um fruto que naturalmente tem pouco açúcar não se vai conservar por tanto tempo, logo frutos preservados numa calda leve não aguentam tanto tempo e devem ser guardadas no frigorífico e consumidas rapidamente.

A fruta preservada numa calda bem forte e rica em açúcar, aguenta-se durante anos desde que usem frascos devidamente esterilizados e que cumpram o rácio de 800gr de açúcar para cerca de 1kg de fruta. 

Artigos relacionados:

Sem comentários:

Enviar um comentário