terça-feira, 7 de outubro de 2014

Tangerineira em flor



Qual a minha admiração ao ver a tangerineira, linda, toda em flor. O ano passado não houve tangerinas, e eu armada em boa agricultora, no inverno dei alguns tratamentos com calda bordalesa e fiz uma poda de limpeza, cortei os ramos mortos e abri a copa. Não posso dar a certeza que foi esta poda que ajudou o desenvolvimento da tangerineira, mas a verdade é que nunca a vi com tantas flores como agora. Está lindíssima.

Algumas informações sobre CITRINOS:

Os citrinos, laranjeira, tangerineira e limoeiros, não necessita de poda de frutificação. Apenas quer podas de limpeza, apenas os ramos mortos, ou podas de desbaste, os ramos que estorvam a passagem das pessoas.
Todas as podas devem ser feitas no período de repouso vegetativo, e nunca nos períodos de floração ou fruto.

Mas não esquecer de fazer a chamada poda verde, que consiste em retirar os rebentos que nascem no tronco,  e que retiram alimento das outras partes nomeadamente dos frutos. Como ainda não têm consistência lenhosa são muito fáceis de retirar apenas com a mão.

A cochonilha é sem dúvida um dos principais males que ataca os citrinos. É bastante resistente e aloja-se na parte inferior da folha acompanhada por uma camada densa de “ferrugem” que não só da muito mau aspecto aos frutos como também prejudica o seu desenvolvimento e maturação.
Para combater esta praga devem pulverizar as árvores com calda oleosa,que se encontra a venda com facilidade nas Cooperativas ou nas casas da especialidade. Pulverizar em qualquer época do ano, excepto durante o período de floração. Repete-se o tratamento com um intervalo de segurança de 25 dias, até acabar com a praga. E não esquecer de regar as plantas antes da aplicação.



Sem comentários:

Enviar um comentário