segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Banco do Livro Escolar - Sesimbra

Já as aulas haviam começado quando descobri o “Movimento pela reutilização dos livros escolares”. E não foi por falta de procura, pois este ano decidi dar uma oportunidade aos livros em 2ª mão, decisão esta tomada por factores tanto económicos como políticos. O preço da educação em Portugal é um absurdo, no meu caso seriam 250,00€ só nos manuais escolares, só para um filho.
E isto para alimentar o negócio milionário das editoras em Portugal, editoras estas que fazem revisões regulares dos manuais escolares, na tentativa de impossibilitar a sua reutilização.
Enfim...é mais uma renda  imposta pelo Estado.

E vamos ao que realmente interessa, o Banco do livro Escolar em Sesimbra.
O mais próximo é na Quinta do Conde (não sei se ria ou se chore), na loja "Maria Engoma" sita na Rua Sá de Miranda, Lt 1763. Agradeço imenso a disponibilidade e simpatia das funcionárias, que responderam ao meu email confirmando quais os manuais que tinham disponíveis, e me informaram que o Banco do livro mais próximo fica no Seixal (lá se foi a dúvida entre rir ou chorar).

E pergunto a mim própria qual é a poupança que faço quando tenho de me deslocar 20 km para a Quinta do Conde e mais 12 km para o Seixal, á procura de alguns manuais?

Fica aqui o apelo á Autarquia de Sesimbra á necessidade de criar Bancos de livros Escolares neste Concelho.
Apelo também aos comerciantes, empresas ou outras instituições em Sesimbra que tenham um espaço de acesso público e que queiram aderir a este movimento que se informem em REUTILIZAR.ORG

Reutilizar é ainda melhor que Reciclar!

Sem comentários:

Enviar um comentário