quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Romanzeira

A romãzeira (Punica granatum L.) é uma árvore de pequeno porte que atinge 2 a 5m de altura.
Pode ser cultivada em grande variedade de solos, preferindo os profundos, sempre sob sol pleno. Rústica, tolera moderadamente a salinidade, as secas e o encharcamento. Resiste às temperaturas baixas de inverno e é sensível às geadas tardias de primavera.
Multiplica-se por sementes, ou por estacas de ponta, ou a partir das estacas com raiz que nascem junto á base do tronco.

A poda anual realiza-se de fins de dezembro a fins de janeiro e tem como principais objetivos,
provocar o arejamento e a iluminação da copa, retirando a madeira velha, assim como os
ramos mal inseridos, que se desenvolvem para o interior da copa, e os que apresentam alguma doença ou ataque de pragas. Também são retirados os ramos ladrões, que se formam no centro da copa e junto ao tronco, de forma a não permitir a formação de um arbusto, visto que é esta a tendência natural da árvore.

Pode plantar-se de 2 em 2m, para formar sebes altas e compactas, ou cultivar em vasos e floreiras para ornamentação de um pátio ou varanda.

Existem normalmente dois tipos de romazeira, a de fruto e a de jardim. A romazeira de jardim , tem uma flor dobrada, com várias pétalas, cor de rosa e branca, vermelha e branca ou só vermelha. Esta variedade não dá fruto ou dá um fruto muito pequeno. A romanzeira de fruto tem uma flor vermelho-alaranjada e simples.
Não sei ao certo quantos anos tem a romanzeira, na minha ideia já é velhinha, mas vá se lá saber porquê, este é o primeiro ano que temos romãs.

Sem comentários:

Enviar um comentário