sábado, 6 de junho de 2015

Papoilas


Nome Científico: Papaver rhoeas

Nome Comum: Papoila, Papoila-brava, Papoila-das-searas, Papoila-ordinária, Papoila-rubra, Papoila-vermelha, Papoila-vulgar, Papoula
Família: Papaveraceae
Origem: Ásia
Ciclo de Vida: Anual
Época Floração: Março – Julho
Época de Plantação: Primavera ou Outono
Profundidade de plantio das sementes: 0,5 cm
Tempo para germinação: 14 a 21 dias
Tempo para florescimento: 90 dias
Altura para transplante: 10 cm
Precisa de muita luz solar. O clima ideal para o cultivo é o ameno. Deve ser regada regularmente, mas o solo não deve nunca ficar encharcado.
Herbáea anual, cresce em tufos que variam entre 10 a 60 cm de altura. As flores são grandes e solitárias formadas por 4 pétalas vermelhas arredondadas e crescem sobre um pedúnculo longo e fino. Dispõe de órgãos reprodutores masculinos e femininos. O fruto é uma cápsula e as pequenas sementes são libertadas através de poros que se abrem na tampa.
Nem todas as papoilas têm algo a ver com a produção de ópio, pois na verdade  apenas a Papoila Papaver somniferum é utilizada para a sua produção.


Uso culinário: As sementes de papoila têm diversos benefícios para a saúde, nomeadamente como calmante em casos de ansiedade e nervosismo. São fonte de ómega 3, têm alto teor de fibra, fonte de proteína e muito baixo teor de sódio. O valor energético é de 535 kcal por cada 100g.
Utilizadas na preparação de pão e bolos, quer isoladamente quer em mistura com outras sementes. As sementes de papoila tostadas são utilizadas como condimento em saladas, recheios de empadas, pizzas e molhos.

As sementes de papoila são legais nos EUA e Europa porque não contêm qualquer um dos alcalóides presentes na planta adulta da papoila (morfina, codeína, papaverina, ou tebaína).

Sem comentários:

Enviar um comentário